O Carnaval pelo mundo: destinos imperdíveis
Gosta de celebrar o Carnaval em grande? Sugerimos que o faça ao aventurar-se num novo destino. Uma grande festa espera por si nestes 6 destinos!
Rio de Janeiro
Quando pensamos em Carnaval automaticamente pensamos no Rio de Janeiro. De facto, a cidade brasileira tem um dos melhores e maiores carnavais do mundo inteiro.
A “Cidade Maravilhosa” oferece uma festa sem igual. A atração oficial do Carnaval do Rio de Janeiro é o desfile das escolas de samba. Aqui são gigantes paradas com carros alegóricos com muita música e cores, as passistas e rainhas da bateria que sambam destemidamente e os foliões fantasiados a rigor.
Em vários pontos da cidade também são realizadas festas populares, isto é, bailes de Carnaval ao ar livre. Os cariocas festejam com grande alegria e descontração.
Na Avenida Rio Branco, a avenida central da cidade, abriga de sábado a terça vários blocos e bandas de rua. Muita folia o espera. Se estiver com disposição, pode participar, é só mesmo começar a dançar!
O Baile Mágico, que acontece no Copacabana Palace, é a festa privada mais famoso do Carnaval do Rio de Janeiro. Tem lugar no sábado de Carnaval e consiste num baile de gala, repleto de atrações, gente famosa e catering de alto nível.
Veneza
O Carnaval de Veneza é uma tradição desde o século XI. Na cidade a celebração acontece durante 10 dias. Neste período as pessoas fantasiam-se e saem para as ruas e festejam em desfiles organizados ou improvisados. O mais interessante é que as fantasias são de roupas da época do século XVIII em Veneza. Um clima de glamour e de requinte pairam sobre a cidade, com várias festas e bailes antigos.
A celebração do Carnaval em Veneza foi originalmente criada pela elite financeira e cultural da altura. A nobreza usava as máscaras como disfarce para sair à rua com o povo, misturavam-se entre este e não eram reconhecidos. Podiam usufruir aos seus vícios mais desejados e também proibidos por detrás das máscaras. Desde então, o uso das máscaras e trajes que remontam ao estilo dos nobres dos séculos XVII é a imagem de marca deste Carnaval. Os figurinos tradicionais são as máscaras de cara branca, a roupa de seda negra e o chapéu de três pontas.
Na cidade, milhares de pessoas saem à rua e comemoram através de desfiles, festas, concertos e bailes que acontecem nas praças e palácios de Veneza. Há ainda um Cortejo Aquático e um desfile de gôndolas.
Trinidad e Tobago
O Carnaval de Trinidad e Tobago é vivido com grande euforia. Na verdade, é uma das festividades mais importantes que acontecem no país.
Destaca-se a música, que é o coração desta celebração, nomeadamente o estilo musical designado por a soca. Este é um ritmo caribenho desenvolvido na ilha Trinidad e derivado do calypso.
Durante esta época, são feitas competições musicais que contam com uma grande adesão da população em geral. A mais famosa é a da eleição do Rei Calypso. Este título é visto como uma grande honra.
Na altura do Carnaval as ruas destas ilhas enchem-se de música, dança, cor e de animação, com centenas de foliões fantasiados a desfilar.
Nova Orleães
O Carnaval de Nova Orleães é também um dos mais famosos do mundo. Já sabemos que esta cidade vive em festa durante todo o ano. No entanto, é durante o Mardi Gras que a cidade fica em completo estado de euforia.
Nesta época, as ruas da cidade ficam repletas de bandas e de carros alegóricos, em particular no French Quarter, o bairro mais icónico e também o mais antigo de Nova Orleães. Esta comemoração é uma mistura de várias culturas: a espanhola, a francesa e a de alguns povos africanos. Tudo isto resulta em diversas manifestações culturais.
Este Carnaval é também marcado pelas máscaras de gesso, bonecos de grandes dimensões e paradas com bandinhas. Durante o desfile, são atirados colares de contas a quem assiste.
Madeira
O Carnaval na Madeira é vivido em grande festa. Na verdade, é um dos momentos altos das festividades madeirenses. Na região decorre durante duas semanas. Vive-se uma altura de muita alegria, cor, dança, música e folia. Este ano decorre de 15 a 26 de fevereiro.
Este Carnaval é uma festa que não para! De município em município é celebrado de forma original. Existem pequenos cortejos e festas temáticas em todos os concelhos do Arquipélago da Madeira. A tradição de competir pelo melhor disfarce mantém-se ano após ano.
São chamados para a festa os pequenos e também os graúdos! Todos estão convidados a divertirem-se à farta! O Carnaval na Região tem início na quarta-feira anterior ao Entrudo e dura até ao enterro do osso.
O grande momento acontece no Sábado Gordo com um desfile na cidade do Funchal, no qual participam mais de 1200 figurantes e que percorre a Avenida do Mar. Nesta altura, esta é transformada num verdadeiro sambódromo, com muita luz e cor e, com imensos visitantes a assistirem. Na terça-feira de Carnaval acontece um desfile de tarde, com uma temática mais satírica de participação espontânea.
México
O Carnaval no México é fortemente marcado pela tradição com muitas cores e diversidade. Diferentes personagens, ritmos musicais e danças típicas ganham expressão no Carnaval mexicano. A música, as cores e os carros alegóricos invadem as ruas de várias cidades do país numa grande festa de diversidade.
Veracruz é a cidade com a celebração de Carnaval mais popular do país. Esta tem início com a chamada “queima do mau humor”, uma espécie de paródia na qual os participantes de um grupo de teatro colocam fogo no “mau humor”. O Carnaval termina com o enterro de Don Juan Carnaval, uma representação na qual é lido um texto humorístico.
Já na cidade de Mazatlán, a música é o elemento principal do Carnaval e que diferencia este dos demais do país. Os ritmos que se ouve na cidade são o rock, as baladas, o bolero e mariachi. São vários os carros alegóricos coloridos e os foliões a desfilarem pelas ruas, fantasias numa grande festa. Também acontece a nomeação do Rei e da Rainha do Carnaval.
Reserve agora a sua viagem com a Bestravel aqui.