Porto Santo

Porto Santo: umas férias douradas

O nosso blog somos amantes de praias inesquecíveis. Porto Santo não podia faltar nesta lista. Envolta numa calma profunda, a célebre “ilha dourada”, a 2ª maior do arquipélago da Madeira é o destino perfeito para umas férias. À beira mar, a passear de barco, com temperaturas amenas… Mesmo aqui ao lado. Sejam bem-vindos!

Porto Santo faz bem à saúde

Para muitos, férias casa bem com sossego, descanso… e praia! Palavras que rimam na perfeição com Porto Santo. Em vez do verde imperial da Madeira, a ilha de Porto Santo pinta-se, sobretudo, do dourado dos seus areais, sendo mesmo apelidada de Ilha Dourada. Mas há um detalhe importante: a areia possui qualidades terapêuticas comprovadas. Logo, os passeios à beira mar são um bálsamo para o corpo e a alma.

Esta areia muito fina, carbonatada e biogénica, constituída por microrganismos marinhos, algas e conchas de moluscos, adere facilmente à pele. Como é rica em anti-inflamatórios naturais, como o estrôncio, estes podem ser absorvidos pela pele.

Para que tal aconteça, é necessário que a areia quente fique em contacto com a pele durante 30 minutos. O calor produz suor e o PH ácido do suor dissolve e liberta os minerais da areia, que são assim absorvidos pela pele. Após cerca de 10 tratamentos, os benefícios começam a manifestar-se.

Teste o seu swing no golf de Porto Santo

Outra das grandes atrações da ilha é o Porto Santo Golfe, um campo de 18 buracos, Par 72, inaugurado em 2004 e que se estende ao longo de quase 6500 metros, junto do qual foi criado, um ano mais tarde, um segundo percurso de 9 buracos, todos de Par 3. Com lagos e falésias, o campo tem como vizinhos um centro de equitação e um complexo de ténis e padel. Pequena mas rica em atividades, Porto Santo faz de “aborrecimento”, portanto, palavra mais que ausente na ilha.

Explorar Porto Santo: mar, ar e terra

Aos mais aventureiros recomendamos o mergulho, a convite do oceano Atlântico, para conhecer de perto a fauna e flora marinhas. Conselhamos também a asa-delta e o parapente, mas apenas quando o vento estiver a preceito. Com os pés na terra, o melhor a fazer é percorrer a ilha de lés a lés.

A começar pelo miradouro Portela, de onde se avista o ilhéu de Cima e a cónica do Pico de Baixo, de um lado, e a praia da ilha, do outro. O périplo por Porto Santo continua até ao Pico Castelo, com uma vista de 360° sobre este pedaço de terra do Atlântico. Segue-se o Pico das Flores, do qual se vê a ilha da Madeira e as desertas.

Amiga dos ciclistas

Os passeios de bicicleta são, aliás, uma das atividades mais populares da ilha, graças a uma generosa ciclovia que parte desde a zona do Ribeiro Salgado até à Calheta, para além de muitos percursos que permitem conhecer a fundo Porto Santo sobre duas rodas, incluindo trilhos para os amantes de BTT.

Se quer relaxar nas areias quentes de Porto Santo, confira os programas de férias que temos para si aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *