Porto Santo: umas férias douradas
O nosso blog somos amantes de praias inesquecíveis. Porto Santo não podia faltar nesta lista. Envolta numa calma profunda, a célebre “ilha dourada”, a 2ª maior do arquipélago da Madeira é o destino perfeito para umas férias. À beira mar, a passear de barco, com temperaturas amenas… Mesmo aqui ao lado. Sejam bem-vindos!
Porto Santo faz bem à saúde
Para muitos, férias casa bem com sossego, descanso… e praia! Palavras que rimam na perfeição com Porto Santo. Em vez do verde imperial da Madeira, a ilha de Porto Santo pinta-se, sobretudo, do dourado dos seus areais, sendo mesmo apelidada de Ilha Dourada. Mas há um detalhe importante: a areia possui qualidades terapêuticas comprovadas. Logo, os passeios à beira mar são um bálsamo para o corpo e a alma.
Esta areia muito fina, carbonatada e biogénica, constituída por microrganismos marinhos, algas e conchas de moluscos, adere facilmente à pele. Como é rica em anti-inflamatórios naturais, como o estrôncio, estes podem ser absorvidos pela pele.
Para que tal aconteça, é necessário que a areia quente fique em contacto com a pele durante 30 minutos. O calor produz suor e o PH ácido do suor dissolve e liberta os minerais da areia, que são assim absorvidos pela pele. Após cerca de 10 tratamentos, os benefícios começam a manifestar-se.
Teste o seu swing no golf de Porto Santo
Outra das grandes atrações da ilha é o Porto Santo Golfe, um campo de 18 buracos, Par 72, inaugurado em 2004 e que se estende ao longo de quase 6500 metros, junto do qual foi criado, um ano mais tarde, um segundo percurso de 9 buracos, todos de Par 3. Com lagos e falésias, o campo tem como vizinhos um centro de equitação e um complexo de ténis e padel. Pequena mas rica em atividades, Porto Santo faz de “aborrecimento”, portanto, palavra mais que ausente na ilha.
Explorar Porto Santo: mar, ar e terra
Aos mais aventureiros recomendamos o mergulho, a convite do oceano Atlântico, para conhecer de perto a fauna e flora marinhas. Conselhamos também a asa-delta e o parapente, mas apenas quando o vento estiver a preceito. Com os pés na terra, o melhor a fazer é percorrer a ilha de lés a lés.
A começar pelo miradouro Portela, de onde se avista o ilhéu de Cima e a cónica do Pico de Baixo, de um lado, e a praia da ilha, do outro. O périplo por Porto Santo continua até ao Pico Castelo, com uma vista de 360° sobre este pedaço de terra do Atlântico. Segue-se o Pico das Flores, do qual se vê a ilha da Madeira e as desertas.
Amiga dos ciclistas
Os passeios de bicicleta são, aliás, uma das atividades mais populares da ilha, graças a uma generosa ciclovia que parte desde a zona do Ribeiro Salgado até à Calheta, para além de muitos percursos que permitem conhecer a fundo Porto Santo sobre duas rodas, incluindo trilhos para os amantes de BTT.
