Mercados de Natal

Mercados de Natal mais mágicos da Alemanha

A magia do Natal deixa-nos com vontade de partilharmos a vida e a esperança com a nossa família e amigos. O melhor mesmo é compartilhar esses momentos de paz e de alegria em novos lugares e com novas experiências. Para isso sugerimos uma escapadinha até a alguns mercados de Natal. Saiba aqueles que não pode perder na Alemanha.

1 — Mercado de Natal de Frankfurt

O Mercado de Natal de Frankfurt, anualmente, traz à cidade vários visitantes. Este mercado estende-se por diversas ruas do centro. No entanto, a parte central da feira situa-se na zona antiga da cidade, na praça Römer.

Uma das suas principais atrações é a famosa árvore de Natal que é o ex-libris das festividades. É uma árvore natural centenária de grande altitude, ornamentada com efeitos típicos de Natal. Pesa toneladas e é iluminada por milhares de luzinhas e centenas de laços.

O mercado é um dos maiores de toda a Alemanha e também um dos mais animados. Aqui é possível comprar vários artigos associados à época festiva, como doces, chocolates, velas e decorações. Para aquecer o corpo, é tradicional beber-se o famoso vinho quente – Glühwein – presente em todos os mercados de Natal. O ambiente é de festa e de confraternização.

Mercado de Natal de Frankfurt

2 – Heinzels Wintermärchen em Colónia

A cidade de Colónia situa-se ao longo do Rio Reno. Durante a época natalícia acontecem 10 mercados de Natal diferentes na Região. Cada um deles apresenta caraterísticas singulares. Destacamos o Heinzels Wintermärchen. Este é o mais antigo e maior mercado de Natal da Cidade.

Pode ser dividido em várias secções: na Naschgasse – aqui estão as barracas de comida; na Handwerkergasse – aqui os artesãos demonstram o seu ofício e numa travessa de brinquedos. No mercado estão espalhadas várias barracas rústicas nas quais se vendem o tradicional vinho quente – o Glühwein, as cervejas alemãs e as famosas salsichas alemãs – as Würstchen.

Uma das principais caraterísticas desde mercado é a quantidade de atrações que possui. Aqui existe uma pista de gelo ao ar livre para aqueles que se querem aventurar na patinagem! Há ainda uma roda gigante com direito a uma fantástica vista sobre toda a feira. Vale a pena conhecer pela atmosfera mágica!

Entrada do Heinzels Wintermärchen

3 — Mercado de Natal de Augsburg

Augsburg é uma cidade alemã localizada no sul do estado da Baviera. Este é um dos mercados de Natal mais antigos do país, contando com mais de 500 anos de tradição. Na praça da cidade, diante do edifício da Câmara Municipal, pode contar com cerca de 150 barraquinhas envolvidas pelo centro histórico.

Como não podia deixar de ser, o mercado dispõe de uma árvore de natal e de uma enorme pirâmide de natal. Esta possui oito metros de altura. A pirâmide é, por norma, o local central de venda do famoso Glühwein, isto é, do vinho quente. Este tipo de vinho é uma bebida tradicional do Natal. Para comer, pode deliciar-se com a gastronomia típica da região fortemente marcada pelos pratos de carne de porco e de chucrute.

Existem várias atrações espalhadas um pouco por toda a feira. Uma delas é a cerimónia do “Jogo dos Anjos”, traduzindo, o Das Engelesspiel. É um pequeno espetáculo protagonizado por crianças vestidas de anjos e que cantam canções de Natal. Acontece no edifício histórico da Câmara Municipal de Augsburg.

Árvore de Natal e Pirâmide de Natal no centro do Mercado de Natal de Augsburg

4 — Mercado de Natal de Freiburg

Freiburg é uma cidade universitária situada em Brisgóvia, no sudoeste da Alemanha, no lado ocidental da Floresta Negra – Schwarzwald. O seu mercado de Natal estende-se pelos principais pontos turísticos da cidade. São várias as barracas de decoração e de produtos natalícios que se podem encontrar. Outras são de comida e de bebida típica alemã. O

tradicional vinho quente, o Glühwein, marca sua a presença na feira, bem como, outras iguarias regionais, por exemplo, o lebkuchen, um doce tradicional de Natal. Aqui também poderá provar a denominada “rainha das salsichas” – Lange Rote – uma linguiça típica da cidade.

É um mercado considerado de pequenas dimensões e, por essa razão, é muito acolhedor. É frequentado maioriamente pela população local. 

Mercado de Natal de Freiburg

5 — Mercado de Natal de Dresden

Dresden é a capital da Saxónia. Este mercado de Natal é considerado o mais antigo do mundo inteiro. Conta com quase 600 anos de existência. A feira foi crescendo em tamanho e em número de visitantes ao longos dos tempos.

Hoje em dia conta com cerca de 250 barracas e com cerca de 3 milhões de visitantes por ano. A pirâmide de Natal presente neste mercado é uma das mais altas da Alemanha.

Aqui pode saborear o bolo tradicional e original de Natal – o Dresdner Stollen – de passas e frutas cristalizadas e coberto por açúcar em pó. Pode também experimentar outras comidas e bebidas típicas natalícias alemãs. Vale muito a pena conhecer a magia deste mercado de Natal!

Mercado de Natal de Dresden

Ficou curioso por celebrar o espírito natalício? Conheça os nossos programas para conhecer os Mercados de Natal da Alemanha aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *