Madeira

Madeira: o paraíso tropical português

A Madeira é uma terra de uma beleza ímpar e onde a natureza foi bem generosa. Ao visitarmos a região, somos sempre bem recebidos e felizes. Podemos dizer que é o paraíso na costa portuguesa. Conheça o que não pode perder no território madeirense na sua próxima escapadinha.

A cidade do Funchal

Na Ilha da Madeira está localizada a cidade do Funchal. Um lugar cheio de vida, de alegria e de cor. Lá encontra uma cidade rica em tradições culturais, algumas de cariz religioso e outras ligadas à música e ao artesanato.

Não pode perder o percurso de teleférico sobre o Funchal que conecta a baixa da cidade ao Jardim Botânico da Madeira. Durante este passeio será maravilhado pela vista panorâmica e bela da ilha.

Por sua vez, o Jardim Botânico é também um ponto de visita obrigatório. Nele existem inúmeras espécies botânicas, mais de 2 500 plantas, provenientes dos vários continentes do mundo. Para além disso, existem ainda cerca de 300 aves exóticas e 200 espécies indígenas da Região.

Um lugar icónico no centro da cidade é o famoso Mercado dos Lavradores. Dentro do prédio histórico encontra mais de 20 tipos de frutas tropicais. Pode provar a banana mais saborosa de Portugal, a anona ou o delicioso maracujá. O ambiente é de uma mistura de cores, sons e cheiros.

Não pode deixar de descer o Monte nos tradicionais carros de cestos de vime. Estes são uma das maiores atrações turísticas da Ilha. Contam com 6 séculos de tradição. É um passeio emocionante e divertido para mais tarde recordar!

Jardim Botânico da Madeira

A natureza tropical

A natureza da Região distingue-se pelos tons de verde impressionantes. O Arquipélago é um verdadeiro refúgio de beleza natural. A vegetação assume-se soberba, exótica e tropical. É na Madeira que se situa a maior floresta Laurissilva do mundo inteiro! Esta foi reconhecida em 1999 como Património Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO.

Os apaixonados pela natureza não podem perder uma visita ao Parque Natural da Madeira. Criado em 1982 e classificado como Reserva Biogenética, lá encontram-se uma fauna e flora únicas. Vale a pena conhecer!

A riqueza da biodiversidade da Região está também é visível na Reserva da Biosfera no concelho de Santana. Lá existe uma enorme diversidade de valores naturais, paisagísticos, ambientais e culturais sui generis.

Vista do Miradouro do Véu da Noiva

A gastronomia madeirense

A cozinha madeirense é marcada pela simplicidade e pela tradição. Conta com uma enorme variedade de pratos típicos, mais de 20 para se deliciar. Uns ligados ao mar e outros à terra.

Na região come-se muito peixe e mariscos. Destacamos os bifes de atum e os filetes de peixe-espada, acompanhados com o tradicional milho frito estaladiço. De mariscos, as lapas e os caramujos são muito cobiçados.

 De carne, o prato mais tradicional é a espetada de vaca em pau de loureiro. O qual lhe confere um sabor único.

De entre os produtos regionais, não pode deixar de experimentar o famoso bolo do caco e o bolo de mel de cana. E, ainda, o vinho da Madeira e a afamada Poncha.

Tradicional Espetada de Carne de Vaca em Pau de Loureiro

O Mercado de Natal

Se escolher visitar a Ilha da Madeira durante a época natalícia, aproveite para conhecer o seu Mercado de Natal. Localizado nos passeios centrais da Avenida Arriaga, este tem muito para oferecer! Faz parte dos melhores mercados de natal de toda a Europa.

Neste mercadinho, são apresentados uma enorme variedade de produtos regionais, artesanais e de comida e de bebida típica da época. Pode encontrar ainda flores e frutos exóticos.

Se fizer uma visita noturna, ficará encantado pela linda iluminação de natal. O tradicional presépio e impressionante árvore de natal marcam presença. Desfrute da incrível vista do Miradouro do Pináculo sobre a iluminada cidade do Funchal.

Mercado de Natal no Funchal

A Ilha Dourada

A Ilha de Porto Santo é um pequeno paraíso dourado. É muito conhecida pela sua praia, banhada pelo mar azul-turquesa, com uma extensão de 9 quilómetros. E, pelas propriedades terapêuticas que as suas areias finas e douradas possuem.

O clima ameno durante todo o ano possibilita umas férias tranquilas e propícias a bons mergulhos! É um lugar muito calmo e descontraído. E, por isso, ideal para uma escapadinha para famílias com crianças.

Na sua visita à Ilha não pode perder um passeio pelos vários miradouros com vistas vulcânicas incríveis. São eles o Miradouro da Portela, o da Miradouro das Flores e o Miradouro da Pedreira no Pico Ana Ferreira.

Os mais aventureiros, não podem deixar de subir ao Pico do Facho, que é o ponto mais alto da ilha com 517 metros de altitude.

Praia do Porto Santo

Se ficou com vontade de conhecer o melhor destino insular da Europa, consulte as nossas ofertas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *