Ilha da Madeira: O que não pode perder
A Ilha da Madeira distingue-se por ser um dos lugares mais bonitos do mundo. Descubra tudo o que não pode perder neste paraíso tão perto de si.
1 – Viva a tradição madeirense
Não deixe de se aventurar pela rica tradição da Ilha da Madeira. Certamente que não pode perder uma das mais conhecidas atividades turísticas: a descida do Monte nos carros de cestos de vime. Esta é uma atividade divertida para fazer em família, em casal ou com amigos. Este passeio emocionante conta com mais de seis séculos de existência.
O Mercado dos Lavradores é um local de comércio localizado no centro da cidade do Funchal. Um lugar cheio de vida onde pode experienciar um ambiente único, no qual se misturam cores, os cheiros das produtos regionais e sons. O que encontra neste mercado? Um pouco de tudo. Pode encontrar mais de 20 tipos de frutas tropicais, vegetais, carne, peixe, ervas, especiarias, artesanato e flores. Os produtos típicos da Ilha da Madeira também podem ser encontrados neste mercado, naturalmente. O bolo do caco, doces típicos, chocolates feitos na Região, são alguns deles.
2 – Os melhores miradouros
A Ilha da Madeira é dona de paisagens verdes de tirar o fôlego a quem o privilégio de as observar. A natureza exuberante e tropical da ilha é um dos seus muitos atrativos. E que lugar melhor para apreciar tal riqueza natural do que os miradouros espalhados um pouco por toda a ilha? Conheça aqueles que não pode mesmo deixar de fora do seu roteiro.
O Miradouro do Cabo Girão é provavelmente um dos mais conhecidos da Ilha da Madeira. Este apresenta uma varanda de vidro e está localizado a uma altitude de 580 metros. Deste ponto tem vista soberbas diretamente para o Oceano, para as fajãs do Cabo Girão e do Rancho e para o Funchal.
O Miradouro dos Balcões é outro de visita obrigatória! Deste pode observar os picos mais altos da ilha, nomeadamente, o Pico Ruivo e o Pico do Areeiro. Neste miradouro vai sentir-se perfeitamente inserido na natureza da ilha. Apenas se ouve o som dos pássaros endémicos. O acesso é feito pela vereda dos balcões e pela Levada da Serra do Faial. No final da vereda, encontra uma varanda com uma vista incrível para o vale do Faial.
Do Miradouro do Pico dos Barcelos tem uma vista de 360ºC sobre a baía do Funchal. Deste ponto também consegue observar as ilhas desertas e as freguesias de São Martinho e de Santo António. Está a 355 metros de altitude.
O Miradouro do Pico do Areeiro é também um dos mais icónicos da Ilha da Madeira. Encontra-se a uns impressionantes 1818 metros de altitude. Preparado para estar nas nuvens?
3 – Lugares para mergulhar
Na Ilha da Madeira também pode aproveitar para passar uns dias a relaxar nas suas melhores praias e a conhecer as suas piscinas. Há uma grande variedade de zonas balneares, umas de areia dourada, outras de areia negra. Todas inseridas nas paisagens maravilhosas da ilha.
As Piscinas Naturais do Porto Moniz são um ponto a conhecer. É uma das piscinas mais famosas da ilha. Integra uma praia que se formou a partir de rochas vulcânicas, o qual lhe confere características únicas. É uma boa zona para ir a banhos com crianças, pois dispõe de piscinas para os mais pequenos, de nadadores-salvadores e de primeiros socorros.
Não perca a Praia da Calheta de areia dourada. O pequeno areal, com cerca de 100 metros de extensão, apresenta-se banhado por um mar tranquilo. Encontra-se na proximidade de restaurantes, de bares, museus e centros de arte.
Não pode deixar de visitar a Praia de Machico que é uma das mais populares da Ilha da Madeira. Esta também possui areia dourada.
A pequena Praia da Prainha possui areia acobreada de origem vulcânica. É uma minúscula baía. Dispõe de balneários, guarda-sóis, espreguiçadeiras, parque de estacionamento e de um restaurante.
A Praia do Seixal é uma pequena praia de areia negra formado no Porto do Seixal. Da praia pode observar a maravilhosa paisagem da costa norte da Ilha da Madeira e o Oceano Atlântico.
A Praia da Ribeira Brava possui uma extensão de 150 metros. É ótima para a prática de futebol e de voleibol. Neste espaço balnear encontra duas piscinas para adultos e crianças. Está rodeada de restaurantes, bares e cafés.
4 – A gastronomia da ilha
A gastronomia da Ilha da Madeira é certamente um dos seus grandes atrativos. A cozinha madeirense reflete a simplicidade do povo, a sua tradição, mas com toques contemporâneos.
Não podiam faltar os mariscos e o peixe na sua ementa. Os bifes de atum ou filetes de pescada são servidos sempre acompanhados pelo famoso estaladiço milho frito. As lapas grelhadas, o polvo e os caramujos também são muito apreciados.
A espetada de carne de vaca em pau de loureiro é um dos pratos de carne mais conhecidos e tradicionais da ilha. Este pau de loureiro confere à carne um sabor especial e diferenciador.
Outros produtos regionais a experimentar são a famosa Poncha da Madeira, o vinho e o Rum da Madeira, o tradicional bolo de mel de cana, o bolo do caco com manteiga d’alho, as queijadas e os rebuçados de funcho.
Consulte mais informações sobre a nossa oferta até à Ilha da Madeira e reserve com a sua agência Bestravel aqui.