barcelona

Barcelona: Um registo fotográfico

Estando organizada e vocacionada para receber turistas, a cidade de Barcelona tem uma oferta cultural muito diversificada. Por exemplo, poderá visitar locais muito populares, onde se destaca a arquitetura de Gaudí (La Pedrera, Casa Batlló, Sagrada Família, e o Parque Güell).

Para sentir melhor a alma do centro de Barcelona, pode optar por um hotel situado no Bairro Gótico. Deste modo poderá caminhar e (re)descobrir a cidade mais facilmente e sem necessidade de apanhar transportes. Por exemplo, para visitar a Catedral de Barcelona, a Basílica de Santa María del Mar, ou o Museu Picasso de Barcelona. A BestTravel]ajuda-o a escolher o hotel adequado!

Assim, acordando e saindo bem cedo, verificará que as ruelas do Bairro Gótico são lavadas diariamente e por esta razão poderá registar reflexos na água fantásticos.

Depois, pode aproveitar para passar uma excelente manhã na praia disfrutando da quente água mediterrânica, por exemplo em Barceloneta.

Após regressar ao hotel para um duche e trocar de roupa, pode optar por uma visita à La Boqueria (situada nas Ramblas). Neste conhecido mercado, pode fazer uma refeição ligeira à base de fruta. É uma solução económica e muito saudável. Além da cor, este ponto turístico, permite-lhe efetuar registos de luz e sombra a preto e branco fantásticos.

barcelona
La Boquería (Cor, raro momento)

Ao sair da Boqueria, encontrará bem perto o MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona) e o CCCB (Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona). Na zona exterior do MACBA verificará de imediato a presença de skaters e poderá fazer fotografias dos praticantes desta modalidade. Aproveite e não perca as exposições e eventos destas duas importantes instituições.

Skater no MACBA

Subindo ao número 255 da Carrer d’Aragó, encontrará o Museu da Fundação Antoni Tàpies que é simultaneamente um museu e centro cultural com o objetivo de promover a arte moderna e contemporânea.  Vale a pena visitar! Estando a menos de 100 metros da Casa  Batlló raramente tem filas de espera para entrar.

barcelona
Porta metálica e violino (Detalhe), 1956, Fundacio Antoni Tàpies

Descendo as Ramblas em direção ao Monumento a Colombo, poderá apreciar o mar e efetuar interessantes imagens na zona portuária.

barcelona
Zona Portuária

Caminhando paralelo ao mar para Port Vell (“porto velho”), encontrará mais à frente a Estació de França. Trata-se de uma estação ferroviária centenária. Recebeu este nome em virtude de receber os comboios que chegavam de França no Séc. XIX. Atualmente recebe comboios de alta velocidade. Se puder, fotografe esta estação e a sua luz única.

Prosseguindo a caminhada, encontrará o imperdível Centro de Fotografia KBr da Fundação MAPFRE. É sempre uma oportunidade única para visitar exposições de fotografia de consagrados fotógrafos internacionais.

barcelona
Garry Winogrand na Fundação MAPFRE (Exposição temporária)

A poucos minutos da Fundação MAPFRE poderá ainda fotografar a Torre Glòries, um dos edifícios mais altos de Barcelona. Pode usufruir dos jardins nas imediações e contemplar um espetáculo de luz na própria torre ao anoitecer. A torre ilumina-se às sextas, sábados e domingos. Este edifício pertence à Companhia das Águas de Barcelona.

barcelona
Torre Glóries

No final da noite, regressar ao hotel e apreciar as imagens realizadas nesta maravilhosa cidade.

Quando tiver que regressar a Portugal não se esqueça que tem autocarros de 8 em 8 minutos que o transportam do centro de Barcelona diretamente ao aeroporto por um preço muito acessível!

Barcelona vista pelas lentes do fotógrafo: Alexandre Barão

@alexandre.barao | www.alexandrebarao.com | Autor do Livro: FOTOGRAFIA Com Câmara Digital e Smartphone, FCA Design, 312 páginas a cores, ISBN: 978-972-722-917-8 (2020)

Para mais informações sobre uma viagem à cidade de Barcelona, consulte a sua agência Bestravel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *