AMI: Viagens Solidárias
Se sempre desejou participar numa viagem solidária, este é o artigo que não pode deixar de ler. Saiba como pode melhorar a vida de alguém a viajar com a AMI.
O que é a AMI?
A AMI, Assistência Médica Internacional, é uma organização não governamental portuguesa fundada em 1984. O seu objetivo é ajudar o Ser Humano à escala global. Desde 1987 já atuou em 82 países do mundo com o envio de centenas de voluntários e outras ajudas, como equipamento médico, alimentos, roupas, viaturas, geradores, entre outros. Esta ONG tem como visão atenuar as diferenças e o sofrimento existente no nosso mundo. A sua principal missão é criar um mundo melhor para todos, com menos violência, mais harmonia, mais inclusão, mais tolerância, mais sustentabilidade e menos indiferença.
Aventuras solidárias
Interessado em participar numa aventura solidária? Com a AMI isso é possível! Ao integrar esta aventura solidária está a contribuir para melhorar a saúde e as condições de vida das comunidades locais. Neste projeto tem a oportunidade de apoiar em termos financeiros uma causa, contribuindo de forma positiva e significativa para a melhoria das condições de vida das pessoas mais vulneráveis daquelas localidades. Através de iniciativas como esta tem a oportunidade de conhecer a realidade do dia-a-dia de zonas remotas e isoladas, a sua cultura e os seus problemas, ao mesmo tempo que atua na busca de soluções.
Açores
Um dos destinos destas aventuras solidárias da AMI são os Açores. As próximas datas para esta viagem são de 30 de outubro a 5 de novembro de 2024. Composto por nove ilhas vulcânicas, o arquipélago dos Açores é conhecido pela sua impressionante beleza natural, incluindo paisagens verdes estonteantes, lagoas em crateras de vulcões, e uma rica flora e fauna.
A aventura solidária no destino pretende apoiar o projeto LIFE Natura@Night, que se foca na redução e mitigação do impacto da poluição luminosa nas áreas de Rede Natura 2000 da Macaronésia. Este projeto visa diminuir a poluição luminosa nas áreas protegidas dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias, atenuando os seus efeitos sobre as espécies protegidas a nível da União Europeia. As aves marinhas serão utilizadas como espécies emblemáticas e indicadoras do impacto da poluição luminosa, que é uma das ameaças principais para este grupo na Macaronésia.
Ao colaborar com autoridades locais, pescadores e a comunidade, o projeto busca reduzir a poluição luminosa, além de implementar soluções de iluminação mais eficientes, contribuindo assim para uma melhor gestão dos recursos e para o combate às alterações climáticas.
Consulte mais informações sobre esta aventura solidária aqui.
Guiné-Bissau
Outro destino da AMI para realizar uma aventura solidária é a Guiné-Bissau. As próximas datas para esta viagem são de 26 de novembro de 5 de dezembro de 2024. A Guiné-Bissau é um pequeno país localizado na costa oeste da África, limitado pelo Senegal ao norte, Guiné ao sul e leste, e pelo Oceano Atlântico a oeste. É conhecida pela sua diversidade cultural, abrigando vários grupos étnicos, cada um com suas próprias línguas e tradições.
O projeto a apoiar no destino é o reforço das capacidades institucionais das Direções Regionais de Saúde de Bafatá, Bolama, Gabu, Quinara e Tombali. Este projeto é fruto de uma parceria com a UNICEF Guiné-Bissau e tem como principal objetivo melhorar a disponibilidade de serviços de saúde acessíveis para grávidas e crianças com menos de 5 anos nas regiões de Bafatá, Bolama, Gabú, Tombali e Quinara. O objetivo específico é fortalecer a capacidade institucional de cinco direções regionais de saúde na gestão do pagamento de incentivos mensais aos agentes de saúde comunitária, na organização das reuniões mensais de coordenação nas cinco regiões e áreas sanitárias correspondentes, e na administração dos medicamentos, materiais e equipamentos do programa de saúde comunitária.
Até ao final do projeto, espera-se alcançar três resultados principais: 1) Realização regular das reuniões de coordenação mensal ao nível regional e das áreas sanitárias; 2) Garantia do pagamento pontual dos incentivos mensais e do bom funcionamento do sistema de pagamento de incentivos; 3) Gestão adequada dos medicamentos, equipamentos e materiais do programa.
Consulte mais informações sobre esta aventura solidária aqui.
Senegal
O Senegal é também um dos destinos das aventuras solidárias da AMI. As próximas datas para esta viagem são de 1 a 10 de novembro de 2024. O país é famoso pelas suas ricas tradições musicais, incluindo o Mbalax, um género musical que mistura ritmos tradicionais africanos com influências de jazz e pop.
O projeto a apoiar no destino é a Reabilitação do Centro de Saúde de Mbambey, que prevê a expansão do serviço de obstetrícia do Centro de Saúde de Mbambeye. Será realizado um projeto para adicionar uma segunda sala de parto e instalar lavatórios em ambas as salas, além de montar uma tenda para acolhimento e triagem das pacientes. Também está planeada a pintura de toda a estrutura.
Este centro de saúde desempenha um papel crucial para a comunidade local, sendo frequentado não apenas pelos residentes de Mbambeye, mas também pelas populações das aldeias vizinhas de Gnagnar, Mbatal e Thiola, todas situadas na região de Réfane.
Consulte mais informações sobre esta aventura solidária aqui.