Sustentabilidade

4 Destinos Sustentáveis Imperdíveis

É possível aliar a sustentabilidade às viagens. Lugares exóticos, de natureza exuberante e de praias paradisíacas. Conheça 4 destinos sustentáveis connosco.

1 – Costa Rica

A Costa Rica está em primeiro lugar. Este destino é um dos mais completos do mundo em paisagens naturais de cortar a respiração e em diversidade da fauna e flora. Na verdade, o país possui um dos maiores índices de biodiversidade do planeta.

Prepare-se para mergulhar num lugar exótico. A Costa Rica é conhecida mundialmente pelas suas florestas tropicais e inúmeras cascatas, pelos seus imponentes vulcões e praias paradisíacas. O país é detentor de um património natural verdadeiramente único. No destino encontra espécies endémicas que não consegue encontrar em mais lado nenhum do mundo. Esta diversidade é gerida de forma sustentável, onde o equilíbrio entre o desenvolvimento do turismo, económico, social e ambiental é um fator muito importante.

O país possui cinco por cento da biodiversidade terrestre do planeta e três e meio por cento da sua vida marinha. É pioneiro quando falamos de sustentabilidade. Noventa por cento da eletricidade da Costa Rica é produzida através de fontes renováveis. E trinta por cento da sua terra são áreas naturais protegidas.

Naturalmente, o país é perfeito para aqueles que procuram aventura e adrenalina. Ao percorrer as estradas da Costa Rica fica deslumbrado e impressionado pelos tons de verde vibrantes e intensos das paisagens circundantes. Um dos grandes atrativos são, sem dúvida, as cascatas. Na sua lista devem estar, pelo menos, a Rio Celeste no Parque Nacional Vulcão Tenório; as Pozas Celestes; as Termas de Tabacon; a Catarata Del Toro e a Poza Azul.

A nível de praias, não pode perder aquela que é considerada uma das melhores do país, a Praia Manuel Antonio, localizada no interior do Parque Nacional Manuel Antonio. Não perca também as praias Costa Ballena e a Tamarindo.

2 – Estocolmo

Estocolmo orgulha-se de ser uma cidade ecológica e que aposta na sustentabilidade. A cidade tem visto a fomentar esta ideia em três áreas: na gastronomia, nos transportes e nos espaços ao ar livre.

É considerada uma das mais belas cidades do continente europeu e, até mesmo, do mundo. Pertencente à Suécia, Estocolmo é possuidora de vários espaços verdes, como parques, jardins e reservas naturais. As reservas naturais que não pode perder são: Judarskogens e o Parque Natural Tyresta. Neste parque encontra-se um dos lagos mais bonitos de Estocolmo, o Magelungen. Aqui pode aproveitar o melhor da natureza através de caminhadas, andar de bicicleta e nadar.

Na cidade são vários os espaços ao ar livre para desfrutar, como os parques Tantolunden, Vasaparken, Djurgarden, Bergianska, Fjarilshuset e Haga Park.

Sabia que a cidade possui uma ótima rede de transportes públicos? Estocolmo oferece inúmeras áreas para pedestres e ciclovias. Pode descobrir a cidade pedalando numa bicicleta sem preocupações. Na cidade, as ciclovias têm uma boa manutenção! Pode deslocar-se também de metro, de barco para conhecer as ilhas de Estocolmo, de autocarro ou de comboio.

Em termos de gastronomia, a cidade dispõe de vários restaurantes e cafés onde se pode consumir comida e bebida feitas a partir de ingredientes sustentáveis, produzidas por produtores locais. Há vários locais dedicados à alimentação ecológica. Em Estocolmo pode comer e comprar facilmente comida fresca e orgânica.

3 – Açores

Certamente que os Açores fazem parte da lista de viagens de qualquer entusiasta de natureza. O Arquipélago composto por nove ilhas, esconde maravilhas naturais impressionantes e que valem a pena serem vistas e apreciadas a olho nu.

Os Açores não esquecem a sustentabilidade no que toca ao turismo, tanto que, em 2019, foi o primeiro arquipélago do mundo a receber a certificação de destino turístico sustentável. A par das suas paisagens naturais de tirar o fôlego, a sua deliciosa gastronomia, a sua natureza ímpar, os Açores têm quase vinte e cinco por cento do seu território classificado como Área Protegida.

De facto, o Arquipélago é um destino sustentável diferenciador, onde existe uma pluralidade de recursos naturais, culturais e históricos e que são devidamente preservados e conservados.

Os Açores possuem inúmeros atrativos naturais que são diariamente preservados. A vida marinha e selvagem, os lugares de património natural e as Reservas da Biosfera. Todas as caldeiras, fumarolas, vulcões, as nascentes termais e piscinas termais fazem parte deste compromisso com a sustentabilidade.

4 – Palau

Palau é um arquipélago com mais de duzentas ilhas, pertencente à Região da Micronésia no oeste do Oceano Pacífico.

A região é conhecida mundialmente pelos seus mares cristalinos que fazem as delícias dos amantes de vida marinha e das maravilhas naturais. O Arquipélago promove medidas de turismo sustentável. Para visitá-lo deve assinar um visto que afirma que vai respeitar o meio ambiente deste bonito lugar e também as pessoas, por exemplo. São proibidos o uso de plástico pelas operadoras de turismo e o uso de protetor solar que seja poluente.

É no Arquipélago que estão situadas as famosas Rock Islands, protegidas pela UNESCO. Aqui encontra uma exuberante vida marinha, praias paradisíacas e água azul-turquesa impressionante. É também neste local que está a Lagoa das Águas-Vivas e alguns dos melhores lugares para a prática de mergulho. Na verdade, Palau é um destino de mergulho de renome mundial!

Consulte mais informações sobre viagens para estes destinos com a sua agência Bestravel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *