Tunísia: o pequeno país no norte de África
Na Tunísia encontra muitos encantos num pequeno país. São paisagens diversificadas, praias paradisíacas, arquitetura impressionante e uma gastronomia deliciosa.
1 – A capital da Tunísia
A cidade de Tunes é a capital da Tunísia. Aqui é visita obrigatória conhecer a Medina, isto é, a parte histórica da cidade. Em árabe quer dizer, cidade antiga. Ao visitá-la pode envolver-se no ambiente da mesma, na sua agitada rotina e movimento das pessoas, na mistura de cheiros, sons e de cores e na cultura árabe. A Medina Tunes é, desde 1979, Património da Humanidade pela UNESCO. É uma das mais bem conservadas do mundo islâmico.
Na Medina não se esqueça de explorar os souks. Existem mais de vinte. Vende-se um pouco de tudo, desde joias, tapetes, perfumes, livros e artigos religiosos. Os mais conhecidos são os Souk el-Attarine e o Souk et-Trouk.
Não perca a visita às ruínas romanas das Termas de Antonino ou Termas de Cartago. Estas são as maiores termas construídas no continente africano e também uma das três maiores construídas no Império Romano.
As ruínas de Birsa também valem muito a pena conhecer. É uma cidade construída por Dido, filha de Belo com uma altitude de 52 metros.
Outros pontos de interesse cultural, religioso e arquitetónico são o Museu Nacional de Bardo, a Mesquita Al-Zaytuna, a Catedral de Santo Vicente de Paulo e o Museu Nacional de Cartago.
2 – As praias mais apetecíveis da Tunísia
Na Tunísia encontra uma variedade de praias paradisíacas para relaxar e descansar sem preocupações.
A Ilha de Djerba é uma excelente opção de férias na praia. Aqui encontra infinitas praias de areia branca e fina e de água morna e cristalina e palmeiras. Na ilha não se deixe ficar pela praia e aproveite para conhecer a cidade de Houmt Souk. Esta conta com uma Medina, com três mesquitas e mercados árabes.
Na cidade Hammamet encontra das praias mais conhecidas da Tunísia. Estas são banhadas por águas quentinhas e famosas pela sua riqueza e diversidade de vida marinha. É o lugar ideal para a prática de mergulho e de snorkeling.
Em Monastir, as praias são mais agitadas. Aqui não falta aventura e diversão. Aproveite para fazer um passeio de barco ou um passeio de camelo pela praia. Pode praticar desportos aquáticos como ski, banana boat e surf.
3 – O deserto tunisino
Uma visita à Tunísia não está completa sem visitar o Deserto. Aproveite para conhecer o Deserto do Saara. Há várias opções para explorar este local inesquecível. Pode fazê-lo através de um passeio de camelo ou jipe 4×4, por exemplo.
Uma experiência a não perder no deserto tunisiano é assistir ao vibrante e intenso pôr-do-sol do deserto. Uma memória especial e única que fica para sempre.
4 – A gastronomia
A culinária da Tunísia conta é rica e diversificada pois conta com a sua influência de vários povos e de várias cozinhas. Recebe influências francesas, gregas e árabes.
É conhecida pelo uso de legumes, frutos secos, carne de frango, boi e de ovelha e de peixe e cuscuz. Por norma, as suas refeições têm como entrada uma salada com tomate, alface, pepino e brik, isto é, uma massa com recheio de legumes ou carne.
No litoral os pratos de peixe e de marisco são consumidos com mais frequência. A Chorba, sopa de peixe com tomate e Lablali, sopa de grão de bico, são tradicionais.
É frequente, nas entradas, junto com o pão, servir harissa. Esta consiste numa pasta de pimenta picante com ervas).
Em termos de doces, os frutos secos são os reis, nomeadamente as tâmaras. Geralmente, os doces são feitos com massa folhada, mel e massa de amêndoa. Os mais comuns são o Baklawa e o Makrouhd. Outro doce típico é o Ftayer, é frito e é servido ao pequeno-almoço.
Consulte mais informações e faça a sua reserva com a sua agência Bestravel aqui.