Suíça: um país de curiosidades
A Suíça é um país encantador para visitar em qualquer altura do ano. As paisagens deslumbrantes, cidades charmosas, a cultura e gastronomia vão surpreendê-lo.
1 – Cidades a não perder
As cidades da Suíça são maravilhosas, cheias de charme e de história. O país dos queijos, dos chocolates e dos incríveis alpes suíços, é dono de cidades encantadoras, com edifícios bem conservados, pitorescos e que, muitas vezes, nos levam para o mundo da fantasia e dos contos de fadas.
Berna é a capital do país. Esta é conhecida pelas várias pontes espalhadas por todo o lado, que revelam a história da mesma. O centro histórico é protegido pela UNESCO. Não pode perder a visita à Torre do Relógio Zytglogge. Esta torre conta com mais de 800 anos de história. Pode subir até ao topo e observar como funciona o mecanismo e assistir a um espetáculo de marionetes. Visite os vários museus na cidade, como a Casa de Albert Einstein, o Museu de História e o Museu dos Alpes Suíços.
Se procura conhecer os Alpes Suíços, o melhor será visitar a cidade de Zermatt. É aqui que se encontra a montanha mais famosa do mundo, a Matterhorn. Se for amante ou praticante, pode aproveitar para fazer ski, escalada e caminhadas. A rua principal da cidade, Bahnhofstrasse, oferece uma variedade de lojas, restaurantes e hotéis. A cidade possui várias pistas de gelo ao ar livre para quem desejar fazer patinagem.
A cidade de Zurique é o maior município da Suíça. É uma cidade histórica e, ao mesmo tempo, possui o dinamismo próprio de um grande e movimentada urbe. Aqui encontra várias lojas das principais marcas de joias e de roupas do mundo. Os tão conhecidos relógios e canivetes suíços são encontrados em Zurique. A cidade distingue-se pela agitada e animada vida noturna. Na cidade aproveite para experimentar os melhores chocolates do país. Existe uma loja da fábrica de chocolate da marca Lindt, com uma parte interativa para os visitantes.
2 – A cultura
A Suíça é conhecida mundialmente pelo seu artesanato. Os artesãos do país produzem peças únicas confecionadas à mão. Para além disso, o país é famoso pelos seus relógios, reconhecidos pela sua ótima qualidade. Os queijos suíços e os deliciosos chocolates também fazem parte da cultura da Suíça.
Sabia que o país possui 3 línguas consideradas oficiais? São elas o francês, o alemão e o italiano. Este é um dos principais aspetos culturais do país. A realização festivais de dança e de música folclórica acontece em todo o país.
3 – A natureza
A Suíça com uma grande diversidade geográfica. Pode esperar montanhas, vales, parques naturais, lagos e rios.
O país possui 19 parques naturais. Não perca os seguintes: Parque Natural Gantrisch, Parque Nacional Suíço, Reserva Natural de Schüpfheim e o Parque Natural Jura Vaudois. Perfeitos para explorar, caminhar na natureza e repor energias.
O país das montanhas altas e das paisagens alpinas é um santuário para os amantes de escalada. As principais montanhas na Suíça são a Matterhorn, a Eiger, a Mönch e a Jungfrau. Pode escolher explorar estas maravilhosas obras da Mãe Natureza ou apenas admirá-las.
Sabia que a Suíça é considerada o “castelo de água” da Europa? O país possui vários lagos, rios, cascatas, riachos e desfiladeiros. Destacamos seis lagos que não pode perder: o Blausee, o Oeschinen, o Brienz, o Geneva, o Seealpsee e o Lucerne.
4 – A gastronomia
Quando pensamos na gastronomia da Suíça o que nos vem logo à cabeça são os queijos suíços e o chocolate. Certamente que o queijo faz parte da dieta diária do país. Durante a sua passagem pela Suíça, experimente o tão famoso queijo Gruyères. Este é muito utilizado como base para o famoso fondue de queijo. Outros queijos que deve provar são o Emmentaler, o Appenzeller e o Berner Alpkäse.
O fondue de queijo é um dos pratos típicos, à base de queijo, que não pode mesmo perder. Esta delícia é uma mistura de queijos, vinho branco, kirsch e especiarias, servida com pão ou batatas cozidas. Pode acompanhar com um copo de vinho branco.
Outro prato tradicional com queijo é o Raclette. Este tipo de queijo é derretido e colocado sobre carnes, batatas ou outros alimentos.
A batata Rösti é um prato feito com batata ralada, ovos, queijo e temperos. É um acompanhamento, no entanto, já vários lugares na Suíça consideram-no já um prato principal.
Não pode abandonar o país sem provar a St. Galler Bratwurst. Uma salsicha de carne de vitela, com recheio de bacon, leite fresco e especiarias. Normalmente é assada na brasa o que lhe confere uma casca crocante bem apetecível!
Para aquecer o estômago, na cidade de Zurique, um prato típico é o Zürcher Geschnetzelte. É feito com vitela ou fígado de vitela. A carne é confecionada com cogumelos, vinho, cebola e creme de leite. É acompanhada por batata Rösti ou arroz.
E, claro, os famosos chocolates suíços! Por todo o lado encontra o doce mais tradicional da Suíça. São várias as marcas que pode experimentar: Lindt, Cailler, Sprüngli, Läderach, Teuscher…são todos fabulosos!
5 – Os mercados de Natal
Na Suíça aproveite o frio e a neve para voar para um Natal mágico. Esta é a época do ano em que procuramos partilhar sorrisos, alegria, esperança e amor com a nossa família e amigos. Uma forma especial de o fazer é descobrir os melhores mercados de Natal do país. Destacamos três mercados de Natal que não pode mesmo perder na sua escapadinha natalícia!
A bela cidade de Montreux é palco de um dos mais famosos mercados de Natal da Suíça. O Mercado de Natal em Montreux é um dos mais procurados e, na verdade, um dos favoritos dos visitantes. Com mais de 160 chalets de madeira e extensão de um quilómetro, este mercado tem lugar mesmo nas margens do Lago Lemano. Existe uma grande variedade de atividades para entreter tanto os miúdos como os graúdos.
As atrações incluem espetáculos musicais, uma roda gigante, bares e restaurantes. Há ainda um lounge, a Cabana dos Lenhadores, feito pelos próprios lenhadores da cidade. Delicie-se com a gastronomia local, desde pão de gengibre às castanhas assadas e ao famoso, vinho quente. Neste cenário verdadeiramente mágico, um dos pontos altos é o trenó voador do Pai Natal. Um momento imperdível! Ao percorrer o mercado não fique surpreendido se encontrar várias pessoas a oferecerem abraços! Antes de se ir embora, passe pela Cabana dos Desejos e deixe lá a sua mensagem.
O Mercado de Natal em Basileia é considerado um dos maiores da Suíça e já foi premiado o Mercado de Natal mais bonito da Europa. A cidade transforma-se e as ruas enchem-se de luzes, alegria e de brilho. É invadida pelo espírito natalício! A união e partilha pairam no ar. Este mercado divide-se em dois locais. Em Barfüsserplatz e em Münsterplatz. Em ambos encontrará mais de 180 barraquinhas de madeira com iguarias típicas, peças de artesanato e elementos de decoração natalícios. Não deixe de experimentar uma especialidade, o Basel Läckerli, que consiste num biscoito adocicado feito com gengibre.
Em Genebra pode encontrar vários mercados de Natal em simultâneo. Um dos mais tradicionais é o situado na Rue du Mont-Blanc. Aqui encontra uma variedade de barraquinhas com souvernirs, decorações de Natal, especialidades locais e o famoso vinho quente. O Mercado de Natal considerado o “oficial” de Genebra é o Quai du Général Guisan que tem lugar à junto à margem do lago. O Noël aux Bastions é outro mercado de Natal, mas de grande dimensão. Acontece nos arredores de Parc des Bastions. Neste não pode perder a conhecida pista de gelo. É diversão garantida!
Com curiosidade em conhecer a Suíça? Reserve já com a sua agência de viagens Bestravel aqui.