Ilha Terceira

Ilha Terceira: Descubra as suas maravilhas

A Ilha Terceira é o cenário da nova novela da SIC: Senhora do Mar. Queremos levá-lo a explorar este pedaço de paraíso açoriano. Saiba o que não pode perder.

A capital, Património Mundial

A capital da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1983. De facto, a cidade é considerada a joia da coroa da ilha. A sua visita à Terceira não está completa se não vier à capital. É um local de visita obrigatório. Aproveite para passear pelas suas ruas calcetadas e a fazer uma viagem ao passado. O seu centro histórico está repleto de igrejas, monumentos e palácios que revelam a herança arquitetónica deixada pelos antigos povoadores.

Não deixe de visitar o Miradouro do Monte Brasil e o Miradouro do Alto da Memória que representam os locais de paragem das rotas marítimas para as descobertas dos séculos XV e XVI. No Monte Brasil está situado o Castelo de São João Baptista, uma das mais importantes fortificações filipinas, edificadas em Portugal no século XVI.

As paisagens imperdíveis

A Ilha Terceira possui paisagens naturais que parecem verdadeiras pinturas. Uma das mais imperdíveis a do Miradouro da Serra do Cume. Situado a uma altitude de 545 metros, este miradouro oferece uma vista de tirar o fôlego sobre as características paisagens agrícolas da ilha. O que torna este local verdadeiramente especial é o mosaico de pastagens divididas por muros de pedra vulcânica que se estendem até onde a vista alcança. É conhecido como “manta de retalhos”.

Outro local a conhecer é o Algar do Carvão. Um dos locais mais icónicos da Ilha Terceira. Trata-se de uma cavidade vulcânica, com um lago subterrâneo e formações rochosas incríveis. A exploração das suas profundezas é uma experiência imersiva a não perder, com estalactites e estalagmites que desafiam a gravidade.

Se estiver à procura de sítios para mergulhar, recomendamos a zona balnear dos Biscoitos. São fantásticas piscinas naturais formadas entre rochas vulcânicas. Aproveite para apreciar a beleza natural da paisagem contrastante entre o basalto e os tons de azul do oceano. É também nesta freguesia, dos Biscoitos, que se produz o conhecido vinho verdelho dos Açores.

As festas e tradições

A Ilha Terceira é conhecida pelas suas festas, sempre aliadas às suas ricas tradições culturais. Uma das festas mais importantes e populares são as Festas do Divino Espírito Santo. São celebradas em praticamente todas as freguesias da ilha entre maio e junho. Estas festas têm origens religiosas e são marcadas por procissões coloridas, missas solenes e banquetes comunitários, onde são servidos pratos tradicionais como a sopa do Espírito Santo e o cozido à portuguesa. As coroas do Espírito Santo, ornamentos ricamente decorados, são o símbolo mais reconhecível dessas festividades.

Outra festa popular são as Touradas à Corda, uma tradição única na Ilha Terceira. Nestes eventos, um touro é solto nas ruas da vila, preso por uma corda, e os participantes tentam desafiá-lo, correndo ao seu redor. As touradas à corda são eventos festivos, com música, comida e bebida, e geralmente ocorrem durante as festas das diferentes freguesias.

As Sanjoaninas, dedicadas ao São João, também são festas bastante famosas na Ilha Terceira. Durante dez dias do mês de junho, as ruas de Angra do Heroísmo enchem-se de cortejos, concertos musicais, touradas, espetáculos de teatro, fogo de artifício, tascas de petiscos e de marchas populares.

A gastronomia tradicional e local

Quando falamos em gastronomia da Ilha Terceira, falamos numa celebração de sabores únicos e autênticos, que refletem a herança açoriana e o uso de produtos locais. Sendo que, a carne é uma das principais matérias-primas dos seus pratos. Um dos mais tradicionais é a Alcatra. A carne é cozinhada num alguidar de barro e temperada com várias especiarias. Outros pratos locais que não pode deixar de experimentar são os torresmos, o molho de fígado, a linguiça, a morcela e o coelho. Para além dos pratos de carne, também não faltam pratos de peixe fresco, como a boca negra e o veja.

Para adoçar a boca, certamente que não podem faltar são as famosas queijadas da Dona Amélia, que remontam à visita da Rainha D.ª Amélia e do Rei D. Carlos à ilha em 1901. Outros doces especiais são os coscorões, os filhoses, as cornucópias e o arroz-doce.

Consulte mais informações e reserve a sua viagem até à Ilha Terceira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *