Finlândia

Finlândia: O país mais feliz do mundo

No passado dia 20 de março comemorou-se o dia da felicidade. A Finlândia foi eleita, pelo sexto ano consecutivo, o país mais feliz do mundo. Saiba porquê!

A natureza pura e estonteante

A Finlândia oferece vários espaços ao ar livre completamente seguros. Na verdade, cerca de 70% do país está coberto de árvores e florestas. Tanto os locais, como os visitantes, têm um acesso bastante fácil à natureza.

O país é também conhecido por ser a terra de mil lagos. No total são 188 000 lagos e 40 parques nacionais. O maior lago da Finlândia é o Lago Saimaa. Este conta com mais de 4 mil quilómetros quadrados. Este é um lugar natural verdadeira impressionante, com vistas de cortar a respiração.

O Parque Nacional Isojärvi é um extenso parque na Finlândia Central, com 19 quilómetros quadrados. O local conta com uma vegetação dominada por florestas de pinheiros e abetos da Noruega e também por pântanos. O parque é ótimo para explorar e para se aventurar pela natureza.

Na Finlândia pode assistir em primeira mão a um dos mais incríveis fenómenos da natureza: a aurora boreal. Está é a experiência de uma vida! O céu finlandês ilumina-se com cores e formas de encantar, que são um verdadeiro espetáculo ao ar livre. Recomendamos os seguintes locais para observar este fenómeno: Luosto, Ivalo ou Kakslauttanen.

As atividades que fazem bem à saúde

Efetivamente, com uma natureza tão rica e abundante, na Finlândia os moradores aproveitam para desfrutar de longas caminhadas e andar de bicicleta pelos vários parques existentes no país.

Uma das atividades mais satisfatórias e bem comuns no país são as saunas. A Finlândia tem mais saunas do que carros. Um facto é que, como o país possui muita madeira, a maior parte das saunas não são elétricas. Estas são aquecidas à moda antiga, com recurso a lenha.

Andar de snowmobile é também uma atividade recorrente. Realizar esta atividade no meio de uma floresta no inverno é um verdadeiro deleite. Pode passar por cenários encantadores, repletos de neve e por lagos congelados.

O compromisso com a sustentabilidade

A Finlândia assume o seu compromisso de destino ecológico, promovendo práticas e um turismo sustentável. No país existem resorts totalmente verdes. Tem como objetivo, até 2025, ser líder mundial em economia circular, isto é, fazer uma completa utilização dos materiais. Neste momento, a Finlândia é líder internacional no que diz respeito à bio-energia e à eco-renovação.

De facto, atualmente os finlandeses são os consumidores mais sustentáveis do continente europeu. O país conseguiu diminuir em 20% a sua pegada de consumo no período de 10 anos. Os finlandeses adotam medidas amigas do ambiente, como fazer reciclagem, evitar embalagens de plástico, evitar o desperdício alimentar e comprar em segunda mão.

A gastronomia local, boa e natural

A gastronomia finlandesa é conhecida por oferecer pratos simples e muito frescos, de origem local e maioritariamente, orgânicos.

Um dos pratos típicos é o Poronkäristys, que é carne de rena servida com puré de batata e frutas vermelhas. A carne de rena é muito apreciada no país, uma vez que é rica em vitaminas B12, Omega 3 e Omage 6. É uma iguaria muito saudável!

Vale a pena provar o queijo da Finlândia, o Leipäjuusto. Este pode ser consumido frito ou assado e fica maravilhoso acompanhado por compota de amora.

Por sua vez, a Karjalanpiirakka é uma torta típica, originalmente da província oriental da Carélia. Trata-se de uma papa de arroz colocada numa crosta fina de centeio, que se come com manteiga.

Na Finlândia quase todas as refeições incluem salmão. Este peixe é abundante nas águas frias e frescas dos fiordes finlandeses. Estas águas permitem com que o salmão seja tão rosado e gordo. Um prato típico confecionado com este peixe é o Lohikeitto, isto é, sopa de salmão.

Reserve a sua viagem ao país mais feliz do mundo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *