Destinos Sustentáveis

Destinos sustentáveis: um 2023 mais verde

Em 2023, o nosso objetivo é viajar num mundo mais verde. Conheça a nossa sugestão de 12 destinos sustentáveis para explorar após as 12 badaladas.

Delta de Okavango – Botswana

A Botswana é um país da África Austral e é um dos destinos sustentáveis a visitar no novo ano. É no seu coração que se situa o maior delta do mundo, o Delta de Okavango. Este é considerado Património Mundial da UNESCO. Ao conhecê-lo, pode apreciar belezas naturais sem precedentes. Neste Delta foram identificadas cerca de 1300 espécies de plantas e de animais.

Pode encontrar elefantes, crocodilos, leopardos, hipopótamos, hienas, búfalos, gnus e imensos pássaros. A lista de animais é infinita. A diversidade é tão grande que na região existem 64 espécies de répteis, 33 de anfíbios, 71 de peixes, 444 de aves e 122 de mamíferos. Para as comunidades locais o Delta, é a principal fonte de água e a casa de algumas das espécies em risco, como a chita, o rinoceronte branco, o rinoceronte preto, o mabeco e o leão.

Parque Nacional Manuel Antonio – Costa Rica

A Costa Rica integra a nossa lista de destinos sustentáveis para explorar em 2023. Este país da América Central orgulha-se da sua natureza exótica e diversificada, das suas florestas e das suas belas e únicas cascatas.

No país, não perca o Parque Nacional Manuel Antonio. Este parque conta com uma extensão de 683 hectares com diversas e bonitas paisagens. É delimitado por uma maravilhosa e exuberante floresta tropical, na qual se podem observar preguiças, macacos de cara branca, tamanduás, guaxinins, iguanas, pisotes e inúmeras espécies de aves. A espécie do macaco esquilo é endémica do Parque e só se encontra neste local no mundo. É uma espécie cada vez mais ameaçada.

Este Parque também protege 12 ilhas que representam refúgios para várias espécies de aves marinhas. No local existem uma lagoa de 14 hectares e um mangue. No interior do Parque também se encontra praias fantásticas, como a Manueal Antonio, a Porto Escondido e a Espadilla Sul.

Para travar a poluição, e outras consequências do excesso de turismo, o Parque limitou o número diário de visitantes a 600 a 800 visitantes diários e fecha uma vez por semana.

Ilha do Pico – Açores

A Ilha do Pico, no Arquipélago dos Açores, é um dos melhores destinos sustentáveis a conhecer. Terra de baleeiros, agricultores e pescadores, a ilha é um vulcão adormecido! Guardada no tempo e recatada nos costumes, a ilha é dominada pela grande Montanha do Pico, na parte ocidental da ilha, considerado um dos mais belos vulcões do mundo.

A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, serve de laboratório de aprendizagem para o conhecimento e proteção dos valores ambientais e culturais por mais de 700 hectares. A diversidade faunística e florística presente está associada a uma abundância de espécies e comunidades endémicas, raras e com estatuto de proteção.  Esta paisagem é, desde 2004, considerada Património Mundial da UNESCO e que produz únicos vinhos, identificados com o vinho do Pico.

Deserto do Namibe – Namíbia

Em 2023, abrace as férias em destinos sustentáveis com uma viagem à Namíbia. Este país no sudoeste da África, distingue-se pelo Deserto do Namibe. Este deserto situa-se junto à faixa litoral no sul de Angola e é o mais antigo do mundo. É formado por diversas dunas, encostas e planícies, lagos intermitentes e vales. De espécies animais, destacam-se o elefante africano, a víbora do deserto, a ave inseparável de faces rosadas, o órix e várias espécies de lagartos.

A Namíbia criou um sistema que permitiu estabelecer algumas das primeiras áreas de conservação comunitárias em África. Desde então, o número de reservas comunitárias de vida selvagem cresceu para mais de 80 reservas privadas de vida selvagem, de sucesso e geridas por locais, que se somam aos territórios importantes do país.

Zelenci – Eslovénia

A Eslovénia é um dos destinos sustentáveis onde se pode aventurar no próximo ano. Este país nos Balcãs é conhecido pelas montanhas, estações de ski e pelos lagos. A Eslovénia foi reconhecida pelo Green Destinations como o primeiro destino verde do mundo. Nove dos seus municípios estão comprometidos em reduzir significativamente os seus resíduos (cerca de 15.000 toneladas), um primeiro passo para uma compostagem e reciclagem mais eficientes.

Na Eslovénia não perca o Lago Zelenci, um lago esmeralda na Reserva Natural de Zelenci. A sua localização permitiu características únicas nos campos geológicos e hidrológicos, um ecossistema próprio e paisagens belas. Esta Reserva possui 15 hectares, com vários lagos azuis rodeados por florestas, uma área de pântano, prados e muitos rios.

Ilha de Bohol – Filipinas

A Ilha de Bohol pode ser também uma excelente aposta de destinos sustentáveis. Esta maravilhosa ilha das Filipinas é um pedaço de paraíso de paisagens exóticas, animais selvagens e de praias paradisíacas. A ilha é dona de uma rica fauna e flora, de montanhas, de florestas tropicais e de vida marinha impressionante. É na ilha que habitam um dos mais pequenos primatas do mundo, os társios. Atualmente, estes correm um elevado risco de extinção.

Para inspirar viagens sustentáveis, as Filipinas lançaram uma experiência ramificada com maneiras ecológicas de viajar. Os desafios funcionam com a colaboração da comunidade local e focam-se na mobilidade sustentável, reflorestação, redução de desperdício e estadias em eco-resorts.

Bali – Indonésia

Bali é um dos destinos sustentáveis que podem aproveitar para conhecer em 2023. Bali é uma ilha na Indonésia, famosa pelas suas paisagens vulcânicas e florestas, pelos seus campos de arroz e pelas suas praias fabulosas. Para além das paisagens naturais, a cultura fascinante, a gastronomia deliciosa e a amabilidade do povo, fazem de Bali um destino bem convidativo.

Os arrozais de Bali são mundialmente conhecidos. Os agricultores balineses plantam arroz usando um complexo sistema de partilha de água e de rotação de culturas há mais de mil anos. Este cultivo de arroz respeita os equilíbrios da natureza e serve como um exemplo notável de agricultura sustentável num mundo cada vez mais industrializado.

Grande Barreira de Corais – Austrália

A Grande Barreira de Corais fica localizada em Queensland na Austrália e é um dos destinos sustentáveis que vale a pena visitar. Este é o maior recife de corais de todo o mundo, sendo Património Mundial da UNESCO. Tem uma extensão de mais de 2 mil metros.

A Grande Barreira de Corais é um ecossistema insubstituível, lar de milhares de espécies entre elas a Tartaruga-verde. A Tartaruga-verde, ameaçada mundialmente, já alcançou o número de 640.000 crias, através do projeto proteção e conservação Raine Island Recovery, num esforço conjunto da comunidade local, científica e governamental. É possível também observar peixes, raias e outras espécies marinhas.

Glaciar Vatnajokull – Islândia

A Islândia é um destino sustentável que merece a sua visita no novo ano. O país é um destino perfeito para os amantes de natureza e de aventura. No inverno, as paisagens do país vestem-se de branco com imensa neve.

O Glaciar Vatnajokull é uma enorme massa de gelo, a maior do país e da Europa. Está situado nas Terras Altas da Islândia e cobre mais de 8% do país.

A Islândia oferece aos visitantes o compromisso de viajar com responsabilidade ao explorar o país. O ‘The Icelandic Pledge’ é um acordo online que os turistas podem assinar e onde prometem respeitar a natureza enquanto viajam na Islândia. Ao assinar, o visitante recebe um certificado que pode compartilhar nas redes sociais com a hashtag #IcelandicPledge.

Utah – Estados Unidos da América

O Utah é um estado dos Estados Unidos da América, conhecido pelas amplas extensões de deserto e as montanhas da cordilheira Wasatch. No estado é possível visitar e explorar cinco enormes parques nacionais, como o Arches, Bryce Canyon, Canyonlands, Capitol Reef e Zion.

Os icónicos arcos de rocha vermelha de Utah, como é conhecido, foram formados por movimentos geológicos, erosão e gravidade. Mas essas formações não são estáticas e as forças ambientais continuam a afetar estas maravilhas naturais. Prevê-se que a história dos 2.000 arcos do parque irá terminar, no entanto, novos arcos têm vindo a formar-se a um ritmo semelhante.

Pantanal – Brasil

O Pantanal no Brasil é também uma ótima opção na nossa lista de destinos sustentáveis para descobrir em 2023. Este é um bioma muito rico em fauna. Aqui é onde habitam uma grande parte dos animais que existem no Brasil. É considerado o bioma mais preservado do país.

Esta é maior planície alagada do planeta, o Pantanal tem feito um trabalho pioneiro com a pecuária sustentável há mais de 20 anos, garantindo a sustentabilidade socioambiental e económica da região. O intuito é utilizar terras nativas e preservar o solo de intervenções agrícolas a médio e longo prazo.

Lapónia – Finlândia

A Lapónia, a mítica terra do Pai Natal, é também um dos destinos sustentáveis a visitar em 2023. Nesta região do extremo norte da Finlândia vive-se o Natal durante todo o ano e, em especial, durante o mês de dezembro.

Sabia que na Lapónia, trocaram-se as renas do Pai Natal por trenós ou motos de neve elétricas? Os motores elétricos cumprem uma dupla função para o meio ambiente: produzem menos carbono e tem menor impacto na paisagem sonora natural (e na vida de todas as criaturas que vivem nela) devido ao seu funcionamento silencioso.

Com curiosidade em conhecer estes destinos? Reserve agora a sua viagem com a sua agência Bestravel aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *